ATENDIMENTO:
Fixo: (17) 3301-0124
Whatsapp: (17) 992013815
aneisdeprata@gmail.com

Prata

Esse pequeno manual tem como objetivo, tirar algumas dúvidas frequentes dos  clientes. Esperamos contribuir para o conhecimento de todos e estamos a disposição para críticas e comentários.

Prata - simbolo químico = Ag (que vem do nome Argento);

Densidade = 10,50;

Ponto de fusão = 961 Cº.

Prata pura: É a prata 1000, obtida através de processos químicos e eletrolíticos, raramente empregada na confecção de jóias por ser muito "mole" e deformar com facilidade.

Prata 950: É uma liga de prata, na proporção de 95 grs de prata e 5 grs de outros metais (geralmente cobre), amplamente utilizada na confecção de jóias.

Prata 925: É uma liga de prata, na proporção de 92,5 grs de prata e 7,5 grs de outros metais (geralmente cobre), amplamente utilizada na confecção de jóias.

Prata 800: É uma liga de prata, na proporção de 80 grs de prata e 20 grs de outros metais (geralmente cobre), amplamente utilizada na confecção de talheres, baixelas, bules, taças, etc.

Prata Italiana: Prata é prata em qualquer lugar do mundo e as ligas geralmente são as mesmas no mundo inteiro, é um erro pensar que prata "italiana" é melhor que qualquer outra, o que faz a qualidade da prata é a honestidade na liga (950, 925, etc) e seu correto emprego.

Prata de Lei: Outro adjetivo utilizado inadequadamente, se não for descrita a "Lei" a que se refere, idem "Prata Italiana" e vide "Prata de Lei Italiana".

Prata de Lei Italiana: Como já expliquei, prata é prata em qualquer lugar do mundo, para a prata se enquadrar como "prata de lei italiana", basta ela obedecer a lei italiana publicada na Gazeta Oficial da Itália em 16 de fevereiro de 1968 e "preferencialmente" ser fabricada na Itália (onde existe a lei). A lei diz basicamente o seguinte:

Art 1 - "Os metais preciosos considerados na presente lei são os seguintes: platina, paladio, ouro e prata.

Art 2 - "...o título da liga deve ser impresso no objeto em milésimos, bem como o simbolo de identificação do fabricante...".

Art 3 - "Para a prata - 925, 835 e 800 milésimos".

Portanto uma peça, fabricada na Itália, e dentro da lei italiana, deve ter o simbolo do fabricante e a quantidade de metal precioso (expressa em milésimos) timbrados na peça (somente isso).

Ou seja um anel em "prata de lei italiana" pode ser feito em prata 925 e ter o timbre do fabricante com esta indicação que será "prata de lei italiana". 

Qual é melhor? Uma peça fabricada em prata 950 ou 800?

- Vai depender da peça e da utilização, não se deve fazer um anel em prata 800, assim como não se deve fazer uma faca em prata 950.

Qual é melhor? Uma peça feita em prata 925 ou 950?

- Vai depender da peça em questão, por exemplo - uma corrente fininha irá ter maior resistencia a quebra se for feita em prata 925 do que se for feita em prata 950, por outro lado vai oxidar (ficar escura) um pouco mais rápido do que uma feita em prata 950.

Posso usar minhas jóias no mar?

É altamente recomendável, não usar jóias nos banhos de mar (tanto prata como ouro), pois além do ambiente marinho ser altamente oxidante (as pessoas que moram nas cidades litorâneas que o digam) a areia presente na água certamente irá riscar as jóias (tanto que algumas peças foscas são obtidas com jateamento de areia). A prata e o ouro podem ser polidos facilmente, porém algumas pedras irão perder o brilho e aí o problema é bem maior (a peça terá que ser desmontada e as pedras enviadas para polimento, o que, via de regra, sai bem caro). Em todo caso, se usar a jóia no mar, após o banho de mar, lavar bem a jóia e seca-la.

Por quê a prata escurece (oxida)?

Por várias razões, entre elas as mais comuns são as seguintes:

- Ácido úrico, algumas pessoas exalam muito ácido úrico, que escurece a prata rapidamente. Existem pessoas, que se colocarem uma corrente de prata, esta escurece em questão de horas. Essas pessoas devem utilizar somente prata banhada a ródio;

- Praticamente todos os diuréticos acentuam o escurecimento da prata;

- Vários remédios para câncer também acentuam o escurecimento da prata;

- Produtos a base de cloro (água sanitária, por exemplo), água oxigenada, e ácidos (produtos de limpeza de pedras por exemplo) são grandes responsáveis pelo escurecimento da prata. Quando for tingir os cabelos, ou “oxigenar” os pelos, é muito aconselhável tirar as jóias.

- Ambientes carregados de ácidos ou sulfetos (salas de revelação de filmes e fotos, salas de impressoras a lazer, etc) são muito agressivos à prata;

- Água de piscina tratada com cloro também escurece a prata.

O que devo fazer para conservar (bem) minha jóia de prata?

- O principal é mante-la limpa, a melhor forma de conservar a jóia de prata é escova-la regularmente com uma escova e pasta de dentes (as brancas que contém cálcio), enxagua-la e seca-la com um secador de cabelos. Sempre que tomar banho com a jóia, enxagua-la bem (para não ficarem resíduos de sabonetes ou xampus) e seca-la.

- As jóias de prata podem ser lavadas com éter, acetona, álcool, produtos à base de amônia (desde que não contenham cloro). São várias as peças que nos são enviadas para limpeza que uma simples escovação com detergente (limpol neutro, por exemplo) e um pouquinho de amoníaco resolvem. Principalmente as peças com muitos detalhes e pavês devem ser escovadas regularmente. Lembre-se, sempre que lavar a peça, enxagua-la bem e seca-la.

- Para realçar o polimento (brilho) pode ser usado Kaol, Silvo, etc (não usar em peças banhadas de forma alguma), encontrados facilmente nos mercados, sempre com uma flanela macia (após a utilização de qualquer produto lave e seque a peça). 

Tenho uma peça de prata que uso há muito tempo e ela não escurece, comprei outra que escureceu rapidamente por quê?

- Provavelmente a peça velha é banhada a ródio ou na pior das hipóteses é banhada a níquel (que causa alergia e até câncer). 

Por quê tenho alergia a prata?

São raríssimas as pessoas que têm alergia a prata. A grande maioria das pessoas são alérgicas a níquel, então usam uma peça niquelada ou banhada a prata com banho de níquel por baixo, têm alergia (que pode evoluir para câncer) e deduzem (erroneamente) que são alérgicas a prata. Raramente os fabricantes usam níquel na liga da prata (o que também poderia causar alergia), pois além de ser anti-ético é anti-produtivo, pois o níquel endurece muito a prata e dificulta o seu manuseio (fabricação e acabamento da peça).